O que é educação financeira: dicas para o MEI

Um bom planejamento financeiro contribui para o MEI alcançar novos objetivos e maior autonomia. Para transformar a sua relação com o dinheiro, saiba o que é educação financeira e como trazer isso para o seu dia a dia, através de novos hábitos.

O que é educação financeira: dicas para MEI  

educação financeira é basicamente um conjunto de hábitos, com grande poder de transformar positivamente a sua relação com as finanças, tornando-a mais consciente!

Através de práticas simples, é possível ter controle e domínio sobre seus ganhos e gastos e assim alcançar mais autonomia para você e seu negócio.

Como ter mais autonomia com as Finanças 

Depois de descobrir o que é educação financeira, conheça os hábitos que devem ser implementados em seu dia a dia e irão te ajudar com as finanças.

Educação financeira é muito mais do que anotar seus gastos, afinal, é muito comum que pessoas façam isso e continuem sem dinheiro sobrando ou dívidas acumuladas. 

Portanto, conheça a seguir os principais hábitos que te dão mais poder sobre o seu dinheiro e inicie essa transformação!

1) Controle financeiro 

Apesar de educação financeira ser mais do que o simples controle financeiro – saber quanto você ganha e gasta, por exemplo -, é necessário reconhecer esse hábito como um importante pilar para uma relação consciente com o dinheiro.

Fazer seu controle financeiro fica muito mais fácil com uma planilha! Baixe nossa planilha de controle financeiro simplificada, de forma gratuita.

Gerenciar as finanças do seu negócio pode ser desafiador, por conta das obrigações financeiras do MEI e contas a pagar como fornecedores, materiais e outros.

Com controle financeiro, é possível descobrir seus reais gastos e se o seu valor de venda ou serviço cobre esses gastos. É junto desse controle que você descobre em que setores poderia economizar e como traçar novos planos a partir disso.

Importante: Separe suas finanças pessoais das finanças do negócio!

Saiba tudo sobre controle financeiro para o MEI 

2) Definir prioridades e planejar gastos 

Após detalhar os seus gastos e entender melhor para onde vai o seu dinheiro, definir prioridades é o próximo passo. Quais investimentos são necessários no seu negócio? O que deve ser feito agora e o que pode ser deixado para depois? Saber quais são as suas metas te possibilita planejar com mais consciência e te auxilia a não gastar mais do que deve, evitando dívidas no futuro.

3) Negocie suas dívidas

A melhor estratégia para evitar as dívidas é um controle financeiro eficiente. Porém, dívidas podem surgir também por fatores externos e atrapalhar a vida financeira do trabalhador. Negociar suas dívidas é essencial para o começo de uma nova relação com o dinheiro.

No caso do MEI, a principal dívida costuma ser aquela relacionada aos boletos DAS em atraso. Deixar de pagar o DAS prejudica o acesso aos benefícios previdenciários. Quando feito por anos seguidos, pode acarretar o cancelamento do CNPJ.

Saiba mais sobre o parcelamento DAS MEI.

Para saber qual a melhor forma de negociar uma dívida, entre em contato diretamente com a empresa ou instituição financeira de confiança, para planejar uma negociação que caiba no seu bolso.

4) Tenha uma reserva de emergência

Depois de conhecer seus ganhos e gastos e negociar suas dívidas, você terá maior dimensão do quanto pode economizar por mês e assim iniciar a sua reserva de emergência. Estar preparado para imprevistos garante mais segurança e estabilidade para o MEI. Nunca é tarde demais para começar a poupar!

Para aprender mais, se liga nessas 7 dicas de podcasts sobre finanças pessoais e aproveite para aplicar novos conhecimentos nas finanças do seu negócio também.

5) Combine todos esses hábitos!

Finalmente, para trilhar uma jornada com mais autonomia, combine todos os hábitos apresentados. Estabeleça como objetivo a sua educação financeira! Com essas práticas, é possível alcançar novos horizontes e crescer seu negócio, tendo total domínio das suas finanças.

Acompanhe a MEI Fácil nas redes sociais: InstagramYoutube e Facebook. A parceira do microempreendedor individual traz conteúdo completo voltado para Burocracia, Finanças e Empreendedorismo.

Fonte: blog.meifacil.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *