Cidadania Fiscal desperta interesse em coordenadores da Educação Infantil de Santarém

Total de Visualizações 954 total views, Visto hoje 3 views today

As ações de 2020 do Grupo de Educação Fiscal de Santarém (GMEF) foram apresentadas nesta quarta-feira (29), para os gestores de unidades de Educação Infantil Municipal, durante o I Encontro de Formação Continuada para os Coordenadores das Umei’s e Cemei’s, no auditório do Hotel Barrudada.

Durante a apresentação, a disseminadora de Educação Fiscal e integrante do Gmef, Sara Silva, destacou a importância da Educação Fiscal nas séries iniciais; a Lei 18.034/2006, que institui o programa; os objetivos; as capacitações realizadas; os resultados alcançados com as premiações Nacional e Municipal e as metas.

Sara Silva, disseminadora de Educação Fiscal e integrante do Gmef. “Quando passamos a ler e dinamizar o assunto vemos o quanto é fácil falar para uma criança o que é certo ou não aconselhável. Apesar da Educação Fiscal trabalhar muito a questão da função social dos tributos, para a criança não se pode começar falando de tributos. O estímulo tem que ser de forma lúdica. Os conceitos devem ser aplicados com aquilo que as crianças já vislumbram e visualizam como o uso racional da água, da energia, do papel, da necessidade de manter os ambientes limpos, do uso correto do dinheiro. Tudo isso começa com a Educação Fiscal e serve de noções e conceitos que a temática já incentiva. Essa vivência prática com certeza fará com que as crianças assimilem o conteúdo de forma simples”, explicou Sara.

O Gmef atua há 14 anos no município de Santarém, atende 88 escolas municipais, envolvendo mais de 20 mil estudantes.ordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil Ademaro da Silva Neves, Nádia Rianny Pontes de Aguiar, não há nada melhor do que se trabalhar assuntos sérios desde a infância. “É importante, pois desde bem pequenos as crianças já podem ir absorvendo conceitos de educação fiscal, dentro do entendimento da faixa etária. Em nossa unidade esse tema é inserido de forma lúdica, através da musicalidade, do teatro e da dança, da interpretação, despertando a consciência da cidadania”, afirmou.

 

Acompanhe as ações da Prefeitura de Santarém nas redes sociais:
Facebook: https://pt-br.facebook.com/prefeituradesantarem/
Instagram: @prefeituradesantarem
Youtube: Canal da Prefeitura de Santarém

Gleicy Lira Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *